Seguidores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CRÔNICA 11 - QUINZE BILHÕES DE ANOS (Publicada na Revista Tatame edição 179)


Quinze bilhões de anos atrás uma explosão chamada pelos cientistas de Big Bang deu origem ao universo, 60 anos atrás Helio Gracie enfrentou Masahiko Kimura no Maracanã, 18 anos atrás Royce estreou no Ultimate Fighting Championship 1 e mudou a lógica do combate para sempre. Nesse ano de 2011 o UFC vem ao Brasil e o MMA vai explodir e fazer todos os outros esportes sentirem o brilho de sua presença.

Falem o que quiserem os detratores, 2010 foi um grande ano, cheio de surpresas e momentos poderosos que vão ser lembrados por décadas. Lamentamos a queda do maior de todos os tempos, Emelianenko Fedor pelas pernas em forma de triângulo multidimensional de Werdum. Fomos comovidos pela brutalidade sincera da maior lutadora de MMA viva, Cris Cyborg. Curtimos, sofremos e testemunhamos juntos o açoite e renascimento da lenda Anderson Silva. Vimos Cain Velasquez despedaçar Brock Lesnar e largar sua carcaça ensangüentada junto às grades para os abutres terminarem o serviço. Vimos a queda mais dramática do mito inabalável chamado Minotauro e o brilho cada vem mais intenso do dínamo José Aldo. Vimos o inatingível Lyoto Machida ser posto para dormir e dois brasileiros fazerem evento principal no Canadá. Barreiras foram derrubadas. Presenciamos desenvolvimento de futuros grandes lutadores como Jones, Erik Silva, Phill Davis, do Bronx e fim do WEC celebrado pelo mais fantástico, super muthafucking-neo-ninja, Van Damme style chute na cabeça do universo mapeado pela ciência, desferido por Pettis. Um golpe eliminador de realidades, de certezas absolutas, que só existe de verdade no MMA.

Nem mencionei a força destrutiva de Cigano, a primeira derrota por finalização de Sakuraba, o reinado infinito de Aoki no Japão, as derrotas de Penn para Edgar, os cinturões de campeão de Jacaré e Feijão no Strikeforce e tantas coisas. Cada um ter para si outros momentos marcantes, mostra como esse ano foi grandioso.

2011 começa em ritmo frenético. Talvez pela absorção do WEC pelo UFC. O melhor agora é também mais veloz. Aditivaram a gasolina. Seria Anderson e Belfort a luta mais esperada de todos os tempos ou seria a revanche de Werdum e Fedor? José Aldo vai trilhar o caminho que parece predestinado e se tornar um superstar, ou vai quebrar sob a pressão? Cigano vai quebrar Velasquez ou será mais um derrotado pelo quase mexicano em sua rota para se tornar uma lenda? Minotauro sairá de Creta mais uma vez ou seu tempo como um dos melhores está esgotado? Ele contra Brock Lesnar seria suficiente para lotar todos os assentos do UFC no Brasil? Será o ano do Dragão ou Lyoto foi decodificado? Tudo indica que St.Pierre subirá de peso definitivamente para clamar o cinturão dos médios. Seu pragmatismo entenderá os movimentos geniais de Anderson? Se Anderson teve dificuldades contra Sonnen, aguentaria Pierre? Será que Anderson ainda será campeão? Jon Jones vai dominar o peso com a facilidade que todos prevêem? Ele é capaz de fazer a divisão mais difícil do esporte parecer fraca? Charles vai alcançar seu possível potencial? O DREAM vai falir? O Strikeforce continuará crescendo e fazendo mega shows? O que é certo é que o UFC virá ao Brasil dia 27 de agosto e eu estarei lá.

Esse será o ano 1 para o MMA nacional. Revistas, jornais e TV sentirão um impacto revolucionário. Somos o coração dessa forma de competição, a luta está na nossa aura, dentro do nosso olhar. Muitos brasileiros ainda nem sabem que esporte é esse, mesmo assim temos grande parte dos melhores lutadores, dos maiores campeões, das maiores lendas e somos um mercado que só cresce. Imaginem quando o país todo souber quem somos nós e que esporte é esse que amamos. Vamos ajudar a desenterrar o tesouro.

IVC, MECA, PRIDE e UFC são os quatro maiores eventos já criados. Descendentes de uma linhagem de grandeza, de megalutas inesquecíveis, lutadores e momentos eternos. Pelé Vs Chuck Liddell, Mariano Vs.Wanderlei, Kerr VS Gurgel, Sakuraba VS Royce, Fedor VS Minotauro e tantas outras lutas que foram, aos poucos, construindo nossa paixão de hoje. Nos cabe lembrar das gerações passadas para entender e respeitar mais a nova. O UFC voltará ao Brasil e o esporte mudará de novo porque voltaremos a ser parte da equação. Voltaremos a ter voz ativa, a tomar nosso lugar de direito como país influente nesse esporte fantástico que criamos quase sozinhos.

Em 2011 grandes lutas vão acontecer, estrelas vão nascer e apagar, vamos nos surpreender, testemunhar e vibrar, sem frescura ou dor de cotovelo. O UFC será bem vindo e que comece a catarse. Que rache a casca da semente. Que exploda aqui essa bomba mágica que só constrói. Todas as partículas da criação convergem para esse momento. Que montem nos cavalos junto conosco, os fãs, ou que sejam atropelados pela manada. O UFC não virá apenas para cá nesse ano, ele voltará pra casa.

twitter.com/nicoanfarri

2 comentários:

  1. Esse ano vai ser sensacional para o MMA no Brasil. Mesmo tentando divulgar ao máximo e sempre tentando introduzir mais adeptos ao MMA eu me sinto guardando um segredo que parece que poucos conhecem. Esse ano ele já começou a ser revelado com o UFC 126, no UFC Rio vai ser o fim do segredo. O Brasil inteiro vai saber oque é MMA e se deus quiser eu vou estar lá assistindo de camarote.

    ResponderExcluir
  2. Bah cara, isso é dom!!!! Ótimo texto Nicooooooo!!!!

    ResponderExcluir