Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ANÁLISE: UFC 124 - St.Pierre VS Koscheck


A maioria da mídia especializada adorou esse UFC 124. Pra mim foi um evento apenas razoável. Sem nenhuma luta incrível, mas com todas bem disputadas, me lembrou os dias de criança quando mamãe servia bife e arroz e perguntava se estava bom. Com batata frita estaria ótimo, se ao invés de bife fosse frango, estaria ruim, mas do jeito que estava, era “médio”. Esse UFC 124 foi um evento assim. Médio. UFC 117 com Anderson VS Sonnen, Fitch VS Thiago, Guida VS Rafael, Cigano VS Roy Nelson ou UFC 121 com Velasquez VS Lesnar, Sanchez VS Paulo Thiago, Schaub VS Napão são dois exemplos de eventos melhores. Para mim o ano fechará de modo explosivo com o WEC 53.

Georges St. Pierre VS Josh Koscheck

St. Pierre é o lutador perfeito. Causa a maior quantidade de dano sofrendo o mínino, não faz mais esforço do que precisa e o que faz é mais do que suficiente para desativar e desmoralizar seus adversários, não fere mais do que necessário seu oponente e faz wrestlers campeões da NCAA ficarem com vergonha de suas medalhas. Isso tudo sem palavrões ou ameaças, é capa da Men’s Health, atleta do ano no Canadá, modelo fotográfico e ainda distribui elogios e respeito para o derrotado. St. Pierre é a evolução do MMA por isso suas lutas tendem a ser chatas, como essa foi. Um atacando de esquerda e outro sendo atingido no olho direito. Isso resume bem a luta. As reviravoltas que adoramos ver, lutadores que saem de uma posição complicada para mudar a história, trocações violentas e despretensiosas, nada disso há nas lutas do canadense. São conseqüências de erros de estratégia ou técnicos, e St. Pierre não era mais. Errou uma vez contra Serra e foi nocauteado, uma vez contra Hughes e foi finalizado. As chances de erro foram calculadas e reduzidas a quase zero pelo seu sistema.

Mais do que assistirmos as suas lutas torcendo por algo muito emocionante, que não acontecerá, ou pela sua derrota apenas para vê-lo em uma situação diferente, é melhor aceitarmos que ele é um dos melhores atletas de todos os tempos e admirarmos suas performances. Admirarmos como ele consegue neutralizar lutadores excelentes como Fitch, Thiago, Penn, Koscheck, com uma aplicação estratégica visionária. Mais do que achar a luta legal, devemos estudar seus movimentos e escolhas táticas. St. Pierre faz lutadores incríveis parecerem que nem deveriam lutar MMA. Ele lhes tira mais do que a vitória, St. Pierre lhes subtrai de arrogância e acalma a alma. Dizem que as pessoas que tem uma experiência de quase morte e vêem a luz no fim do túnel voltam diferentes, mais simples. Quem luta com St. Pierre volta mudado. Como se fizessem um intensivão para monge no Tibet ou retornassem de um retiro espiritual. Até Dan Hardy abriu mão, mesmo que temporariamente, de seu moicano. Ao fim de cada luta Pierre está como sempre, inabalado e igual. Como um pai que não quer mais brincar de luta com o filho pequeno e o coloca para dormir. Cabe ao adversário diminuir e aceitar sua insignificância momentânea, optar pelo lado da grandeza em ser humilde do que ser humilhado tentando ainda se mostrar competitivo.

Freddie Roach já treinou 27 campeões de boxe incluindo o fenômeno Many Pacquiao e tem em Pierre seu melhor aluno oriundo do MMA. Freddie afirmou que Georges ganharia a luta com cruzados de esquerda.. E foram vários cruzadinhos e jabs de esquerda que definiram a luta.

St. Pierre é um dos maiores atletas do mundo, independente do esporte, treina com os melhores, viaja o mundo todo atrás de mais conhecimento. Sempre coloca mais carvão na sua fornalha. A máquina não para. Shields não tem a menor chance real de vencê-lo por mais que a máquina publicitária do UFC vá nos convencer do contrário. Pierre já admitiu que pode subir de peso e é o que deve fazer. Lutadores naturalmente mais pesados tem potência nos golpes e força muscular que podem estar além do que ele vem experimentando, e isso criaria lutas interessantes de verdade. St. Pierre conseguiria vencer Anderson Silva com jabs? Derrubaria Chael Sonnen? Em 2011 ele deve responder algumas dessas questões, até lá, vai passar por cima de qualquer adversário como Ghandi passeava por entre invejosos e detratores, transformando-os em seguidores ou seguindo em frente e ignorando sua presença.

Koscheck tomou uma surra de jabs nesse UFC 124. Sua explosão, cruzados perigosíssimos e quedas em nível de campeão mundial, tudo parou no couro da luva esquerda de Pierre. Parecia um touro doido indo de encontro a ponta da espada do toreador espanhol. Josh disse que ia fazer um monte de coisas e não fez nada. Era de se esperar. Pierre venceu, ao fim dessa luta, o trigésimo round seguido.

O Koscheck que fingia ter tomado dedadas no olho ou joelhadas na cabeça para prejudicar seu adversário saiu dessa luta um pouco mais homem ao aceitar continuar mesmo com o osso da órbita fraturado. Nesse tipo de fratura estilhaços de osso se agarram ao globo ocular zerando a visão, causando dor e impedindo a rotação. O médico insistiu em que abandonasse a luta, mas ele perseverou. Mais um que sai da luta contra Pierre com uma medalhinha de honra ao mérito. Foi assim com Hardy que teve o braço estalado algumas vezes e não bateu, Ficth que apanhou 5 ronds e continuou de pé, Thiago que teve os dois olhos fechados mas continuou em frente. Todos esportivamente vencidos, mas espiritualmente fortalecidos. Para eles, seu algoz poderia se chamar São Pierre.

Stefan Struve VS Sean McCorcle

Struve e McCorkle no co-main event. Sério? O co-main event é a segunda luta mais importante do card e será que alguém acredita que essa supera em importância Thiago e Howard ou Charles e Miller? Eu não. Para se ter uma idéia do absurdo, esses dois atletas fizeram suas últimas lutas no card preliminar. Struve pegou apenas 3 lutadores interessantes. Nelson e Cigano, foi nocauteado, e Paul Buentello que venceu na decisão dividida mais injusta e polêmica de 2009.

Isso acontece porque fora Velasquez, Cigano e Mir, todos os peso pesados relevantes do UFC vem de derrota. Carwin, Lersnar, Minotauro, Nelson. Também é conseqüência de Dana ter cortado Werdum, Arlovski, Sylvia e nunca ter contratado Pezão ou Overeem. 5 lutadores que passariam fácil por cima dos dois personagens desse ultrajante co-main event. O UFC precisa inventar novos lutadores pesados para colocar no mix.

A luta teve ritmo de rola, de treino. Tem gente que gosta dessas lutas cheias de giro displicente, raspadas de guarda fechada e lutadores sem expressão lançado a mão na cara do outro. Pra mim foi luta moderadamente divertida entre dois lutadores inexpressivos. O tamanho, carisma e nacionalidade holandesa de Struve o manterão por um bom tempo na organização. Stefan venceu por desistência, mas segundos antes poderia ter perdido numa kimura. Uma luta movimentada, mas sem emoção.

Após o evento, Dana White diz que Struve é um lutador de boa qualidade e está entre os melhores, mas que Alistar Overeem que só tem uma derrota no peso pesado, campeão do Strikeforce e atual campeão do K1 Grand prix é um lutador que ainda tem muito a provar para ser considerado top 10 no peso.

Jim Miller VS Charles Oliveira do Bronx

A maior das armas secretas de qualquer lutador é ser subestimado pelo adversário. Quando um excelente lutador é tomado por um lutador qualquer, o oponente tende a pagar o preço. Foi isso que aconteceu com Charles nessa noite. Miller é prepotente, acha que é melhor do que realmente é, mas é muito talentoso. Só perdeu para os dois que farão a luta pelo cinturão no UFC 125, é bom de chão, bom de mão e muito duro, mas os fãs brasileiros pareciam não se importar muito com ele e já davam Charles como vencedor. È verdade que tem muitos excelentes lutadores fora do UFC, mas também é verdade que 95% dos grandes lutadores estão lá. Em eventos menores como Itu Fight, Platinum, Predador FC, AVJ Events, Cage Domination e tantos outros pelo mundo, ainda podem ser encontrados lutadores que veriam aquele pé do Charles na cara pedindo para ser torcido e não fariam nada. Mas no UFC alguém vai se agarrar nele e aplicar uma chave de pé, joelho e etc.Foi o que aconteceu. Lutadores com as pernas longas tem que tomar cuidado redobrado ao tentar chaves de perna ou acabam se expondo para contragolpes letais.

Charles chegou como um campeão deve chegar, confiante, feliz, agressivo. Só que ainda não é campeão e talvez tenha se superestimado. Quando ele desferiu dois chutes altos a curta distância se expondo a dois cruzados que quase o atingiram eu percebi que, talvez, ele estivesse confiante demais. E ele atacou, lutou como gostamos. Não estou aqui para puni-lo pela ofensividade, pela coragem, mas ele tem que ter mais ajuste nas posições, tratar cada adversário como o melhor do mundo, se preparar mentalmente melhor. Estar com a cabeça legal pra luta não é só estar confiante, é estar concentrado também.

Charles é um lutador melhor que Jim Miller. Melhor no chão, melhor em pé, mais carismático, mais novo e mais promissor. Com calma e foco ele vai chegar longe e essa derrota pode te-lo ajudado. Deve fazer uma ou duas lutas com atletas de menor expressão e ir construindo cartel, o que é o certo. Ele ter sido colocado em sua terceira luta no maior evento do planeta contra um TOP 10, talvez TOP 3, foi uma falta de cuidado do matchmaker Joe Silva. Charles é importante para UFC e mídia internacional, que o adoram. Esse choque foi bom para desacelerar o processo de seu crescimento e dar tempo e espaço para ele se tornar o grande lutador que pode ser.

Miller é um bom lutador, tem em sua perseverança e concentração armas para se manter como um dos melhores do mundo, mas falta a ele a criatividade dos campeões. Depende demais de erros dos adversários para capturar uma vitória. Miller não consegue induzir os adversários a falha, não tem qualidade para isso, mas é constante. Está sempre lá, o tempo todo, tentando e tentando, esperando um erro. Se não vier, ele sairá derrotado, mas é impressionante como isso aconteceu poucas vezes. Miller será sempre subestimando e essa é sua maior arma. È o homem invisível.

Thiago Alves Vs John Howard

Numa luta unilateral Thiago fez o que adora, manteve a luta em pé e despedaçou seu adversário com um boxe seco e bonito de ver. Muitos acham que essa foi a melhor apresentação dele desde que entrou no octagon. Talvez não lembrem de suas lutas contra o Mendigo, Lytle, Koscheck e etc. Thiago pareceu tão melhor nessa porque vinha de duas derrotas para St. Pierre e Fitch. Dois lutadores que mostraram que Thiago de costas no chão só sabe tentar levantar ou proteger o rosto. O Thiago desse UFC 124 é o mesmo de sempre. Excelente em pé e fraco por baixo, mas pegou um adversário que aceitou trocar. Sempre que Thiago pegar lutadores que aceitem uma disputa de boxe, ele se sairá bem e parecerá um dos melhores do mundo, um que merecia lutar pelo cinturão de novo e etc. E sempre que pegar um lutador que consiga colocá-lo para baixo vamos achar que ele é fraco e que precisa melhorar muito se quiser o cinturão.

Thiago Alvez será o que o UFC desejar. Se quiserem que ele seja grande, o colocarão contra lutadores que só querem trocar. Como fizeram com Cigano. Vão dar carne para o dente morder. Se quiserem acabar com ele, é só colocá-lo contra bons wrestlers. Eu adoraria ver Thiago VS Anthony Johnson.

Howard vinha de derrota por TKO para essa luta contra Thiago. O Brasileiro tem qualidade para vencer lutadores melhores.

twitter.com/nicoanfarri

4 comentários:

  1. Embora as lutas do GSP sejam técnicas e minuciosamente calculadas para que naum haja erro, são lutas incrivelmente chatas

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Ele é tão perfeito teticamente e tem um jogo tão sem erros , que a luta fica estéril.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa mas nao consigo achar as lutas do GSP chatas, mta tecnica, habilidade, explosão, e principalmente precição, ele é preciso, nos socos, chutes, quedas e defesa de quedas as medias dele são mto maiores que a do evento UFC. Um robo como ele existiu poucos no mundo, nao sei se a carreira dele vai terminar assim ou se ele ainda vai surpreender mais, mas acredito que ele vem pra entrar em um Hall que existem apenas Ali, Bruce Lee e outros poucos

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao GSP, essa luta foi bem chatinha mas acreditiva que seria boa e que o Koscheck ia tenar a qualquer custo uma queda, senão me engano só tentou derrubar uma vez.

    Aquele luta do Struve! 99% dos lutadores, do UFC mesmo, não escapariam daquela Kimura. Tudo que que ele penou na mão do Cigano, mas espacar da kimura, montar e nocautear foi um belo show.

    Charles do Bronx perdeu por muita confiança mesmo. Não conhecia o Miller, mas oq o falavam do Charles era como se ele fosse campeão mesmo, oq ainda falta muito.

    A luta do Thaigo Alves achei um saco.

    ResponderExcluir