Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

ANÁLISE - UFC 116: Lesnar VS Carwin


Num esporte de combate, vitórias são um passo a frente e derrotas são dois para trás, e nesse UFC 116 alguns atletas pularam algumas casas em vitórias, se não todas espetaculares, muito significativas em termos de ranqueamento.

George Sotiropoulos, fora um momento de desatenção que lhe custou um joelho no queixo e quase a vitória já consolidada, dominou no chão e em pé o excelente grappler Kurt Pellegrino. Supremacia no solo sobre um dos melhores praticantes de jiu-jitsu no peso e uma prévia passagem de carro sobre o ex contender Joe Stevenson, o colocaram no mapa como um merecedor desafiante do cinturão até 70. Numa categoria estagnada, com os mesmos atletas se revezando no meio da tabela, é refrescante o aparecimento de um contender tão completo e competitivo. Sotiropoulos saiu de "quem é ele?" para "agora ele vai pegar quem?"

Chris Leben estava a uma derrota de ser cortado do UFC no TUF Finale 11, apenas duas semanas atrás. Vinha de duas derrotas seguidas em exebições pouco inspiradas e um afastamento por uso de anabolizantes. Foi jogado como boi de piranha para o invicto Aaron Simpson, que ele acabou nocauteando. Dias depois, com Wanderlei Silva impossibilitado de lutar, foi atirado contra o superstar da conexão Koreia/Japão Yoshihiro Akiyama. Era uma segunda chance de cortá-lo e, de quebra, ajudar na consolidação do MMA no continente asiático. Só que Leben, numa prova de que se futebol é uma caixinha de supresas, MMA é a caixa de pandora, finalizou o japonês. Atrasou a escalada ao mundo nipônico, carimbou a primeira derrota de Akiyama no UFC, ganhou carimbo de herói nacional, ganhou selo com a cara dele no Estado de Portland e o catapultou para uma luta explosiva com Wanderlei. De quase deixado de lado em duas semanas a co-main event em seu próximo combate e TOP 10 no ranking do Sherdog em duas semanas. Quem apostou pesado no Leben nesses dois eventos quebrou a banca.

Com a derrota insossa de Fedor para Werdum dias atrás, a aura de melhor peso pesado do planeta estava em aberto. E até poderia ter continuado, caso o vencedor de Brock Lesnar e Shane Carwin viesse por meio de uma interrupção prematura do árbitro, um resultado inesperado por conta dos juizes ou uma luta arrastada. Nada disso aconteceu. Em MMA lendas surgem de batalhas lendárias. Quando um atleta parece suportar o que ninguém suportaria, fazer o que ninguém suporia, é porque alguma coisa especial está acontecendo. Se Shane nocauteasse Lesnar, ele seria esse cara. Ele teria nocauteado o atleta mais forte e veloz do planeta, aparentemente imbativel. Mas no caso de Lesnar, a vitória parecia poder vir apenas por um domínio de solo por conta de um wrestling superior, sem maiores emoções. Mas, novamente, nada disso aconteceu. Se Lesnar era um dos lutadores mais ferozes do mundo por sua força e agilidade, o que dizer dele depois de apanhar durante 3 minutos de um atleta que nocauteia seus adversários com 1 ou 2 socos? Se o homem que transforma todo adversário que toca num saco de batatas esparramado pelo chão, desce a mão até não aguentar mais, diretamente na cara de Lesnar e ele, não só aguenta, como volta para o segundo round e finaliza com um katagatame? Se nem Carwin consegue nocautea-lo ou impedi-lo de levar a luta para o chão, somado a sua temida força, peso e velocidade sobre humana, é seguro dizer que presenciamos o nascimento de uma das futuras lendas do MMA. Lesnar não é gente como a gente, não é feito do mesmo material e é, hoje, inquestionavelmente, o cara mais sinistro do planeta.

TWITTER: @nicoanfarri

5 comentários:

  1. excelente texto amigo! procurei muito por um blog que fizesse textos como esses sobre MMA. abracos,
    Fernando Figueira

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ressaltar que o Brock Lesnar há 8 meses atrás, devido ao seu grave estado clínico, teve a carreira ameaçada. Mostrou muito "coração" para dar a volta por cima, contrariando as estatísticas, e se tornar "the NEW baddest man on the planet"!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Brock Lesnar contraria certezas médicas e físicas constantemente. É o espécimen dessa geração, tomando o lugar deixado vago faz anos de Mark Kerr.

    E obrigado pelos elogios.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, to aprendendo mto sobre MMA e JJ. Pois lendo a gente aprende sobre tudo.

    ResponderExcluir